Dona Zinha

Guilhermina Maria

Dona Zinha fez 90 Anos

Em 23 de setembro de 1927, no Canto Revela, nome de um caminho a direita para a praia de Manguinhos, nascia Guilhermina Maria, filha de seu Rufino Moreira, conhecido como Vigário e de dona Maria da Conceição, mais conhecida como Dona Mulata. Guilhermina Maria ficou conhecida como a heroína Zinha.

Viúva de Chico de Assis, ainda muito nova, com cerca de 40 anos e com 13 filhos para sustentar e criar, não pensou duas vezes, lançou-se ao mar para dele tirar o sustento de sua casa. Como pescadora desbravou os pesqueiros de Búzios.  Chico de Assis além de mascate era pescador de Alto Mar e deixou uma pensão para sua viúva.

Já viúva, tirava seu sustento da roça e da pesca, e foi como pescadora que numa pescaria a noite, nas proximidades da Ponta do Criminoso, já era de madrugada, em companhia de sua amiga inseparável Dona Zalico, ambas foram surpreendidas por uma vaga de mar, que significa uma onda muito forte que as lançou de fora da pedra para dentro da arrebentação, que as jogou de volta contra as pedras. Dona Zinha foi resgatada com vida e muitas fraturas, quase seminua e cheia de escoriações no outro dia e pela manhã. Já Dona Zalico, sua amiga, infelizmente não sobreviveu, morreu; e seu corpo foi encontrado dias depois.

Desde o acidente Dona Zinha nunca voltou a pescar… Passou a se dedicar somente da roça, e somado a pensão de Chico de Assis, criou seus filhos.

Uma mulher de visão, proprietária de um terreno de esquina na Rua Manoel Turíbio de Farias (ao lado de onde está sendo construído o Centro de Gastronomia atualmente), quando a atividade do Turismo chegou em Armação dos Búzios, preferiu alugar do que vender sua propriedade, em uma negócio o qual seus inquilinos, além do aluguel ficavam incumbidos da construção das lojas; e foi assim, que ela construiu um patrimônio, do qual hoje a mantém com os alugueis.

Destacamos uma de suas filhas que é nossa amiga e leitora Zenith Alves de Assis, mãe de Marcos Clayton Assis Sodré e Susan de Assis Berchot.

Completando noventa anos ao lado do irmão Francisco Moreira, dos filhos, sobrinhos, netos, bisnetos e amigos, Dona Zinha esbanja vitalidade e alegria.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *