capa-elizio

Elízio Figueiredo

Jornalista, fotógrafo, editor e redator de jornal e revista, diagramador, blogueiro e youtuber. Ator, Compositor e Produtor. Juiz Arbitral, Teólogo e Acadêmico em Marketing.

Biografia

Elízio José Gomes de Figueiredo – nasceu no antigo Estado da Guanabara, na data que se comemora o Dia da Justiça e o Dia de Nossa Senhora da Conceição – Dia 08 de dezembro de 1958, na Vila Militar, no Hospital do Exército, as 3:30 horas da manhã, filho do cearense José Gomes de Figueiredo e da gaúcha Dalva Candido de Figueiredo.

Por parte de seu pai é bisneto do Juiz de Direito da Comarca de Acari Dr. Horácio Figueiredo, neto do importante médico, que foi inclusive médico do Santo Nordestino Padre Cícero até o leito de morte Dr. Elízio Gomes de Figueiredo e filho do Herói da Segunda Guerra Mundial com participação física na tomada de Monte Castelo na Itália o Oficial da Aeronáutica  – José Gomes de Figueiredo.

Dr Elizio G de Fogueiredo

Viveu sua adolescência e juventude em pleno Regime Militar de Governo, quando aos 15 anos de idade começou a estudar teatro, na Escola Estadual Candido Campos no bairro de Vila Valqueire no ano de 1973. Em 1976 fez sua estréia no teatro na peça teatral “Eu, você, qualquer um…” de autoria de Luis Regis, no Teatro da Associação dos Suboficiais e Sargentos da Marinha. No ano de 1977, foi morar na cidade de Niterói e como estudante da Colégio Figueiredo Costa, na Rua Raul Veiga, desenvolveu o teatro em meio aos colegas de sala de aula, o que veio a gerar um grupo amador de teatro – O nome fica para depois… – em Niterói no ano de 1978.

Ator

Como ator trabalhou para a Cia Teatral Malinesa (1977) atuando na peça infantil “O Caso dos Pirilampos” de autoria de Estela Leonardos, encenando o personagem Mormaço. Trabalhou para diversas companhias teatrais.  No Ano de 1988 encenou Édipo Rei nas Areias da Praia de Ipanema (Teatro de Arena) e encenou cinco personagens na peça Galileu Galilei de 2 horas e 40 minutos  no Teatro Glauce Rocha.

Eu no Glauce Rocha

Peça Galileu Galilei -1988 -Teatro Glauce Rocha – RJ

Diretor e Produtor

Em 1978 dirigiu o seu Grupo de Teatro Amador “O Nome Fica pra Depois”. Em maio de 1980 produziu e dirigiu de sua autoria a peça teatral infantil Pipico X Bruxa. E no ano de 1999, produziu e dirigiu também de sua autoria a peça teatral “Evangelizando”, aonde contracenou com a Garota Ipanema Andreia Sarmento e a cantora evangélica Kézia Reis.

cartaz-evangelizando

Peça Evangelizando – 1999 – Teatro Municipal de Cabo Frio – RJ

 

Bancário

Como bancário trabalhou no Banco Bradesco, na função de Gerente de Crédito Imobiliário (fevereiro-1979/Março de 1980) e Banco Bamerindus nas funções de Caixa – Auxiliar de Gerencia – Supervisor da Cia de Crédito Imobiliário – Sub Gerente (agosto -1980/junho-1986)

 

Moda & Publicidade

No ano de 1987 se formou pelo SENAC em Modelo e Manequim, período que trabalhou como manequim em desfiles no Rio de Janeiro, e como Modelo para spots publicitários e comerciais em televisão.

Eu modelo

Quando trabalhou como Manequim e Modelo Fotográfico

 

Compositor e Produtor Musical

Como freelancer foi produtor musical da antiga Rádio Fluminense – A Maldita em Niterói nos anos de 1988/89. Produziu e dirigiu bandas de Rock. Foi assessor financeiro do Bluesman Celso Blues Boy . Foi responsável pelo pontapé inicial do Disco das Paquitas, tendo na época produzido cincos discos – LP – de  grupos infantis e como compositor assinou nove das doze faixas de músicas.

 

Algumas das produções musicais (LP) nas quais mais de nove faixas são de sua autoria

 

Onde morou

Nascido no extinto Estado da Guanabara – Carioca Nato – morou nos bairros de Marechal Hermes e Vila Valqueire. No ano de 1977, foi morar em Niterói, inicialmente no bairro de Icaraí, depois Piratininga, e depois de casado nos bairros do Centro, Santa Rosa e Icaraí. Em 1991, mudou-se para Cabo Frio e em 1995 para Armação dos Búzios em definitivo, aonde vive até os dias atuais como proprietário.

 

Teologia

Em 1996 quando se converteu ao protestantismo através da Igreja Metodista em Cabo Frio/Armação dos Búzios, foi direcionado ao curso de Teologia Pastoral no Núcleo em Cabo Frio, e juntamente com três amigos foi aprovado no vestibular para cursar Teologia Universitária no Instituto Metodista Bennett, no bairro do Flamengo no Rio de Janeiro.

 

Jornalismo

Em agosto de 2001, em Armação dos Búzios, começou a editar o Jornal ênfase de Búzios – formato tabloide, fundado em 1986 na cidade de Niterói. No ano de 2004, o jornal toma uma nova roupagem passando a ser a Revista ênfase de Búzios. No ano de 2008 fundou O Nosso Jornal- formato standart, que deixou de ser editado no ano de 2011. Nos Ano de 2011 e 2012, editou também a Revista ênfase como Veículo Oficial do Workshop – O Rio é de Vocês – que foi distribuída nas capitais nacionais; Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e nas capitais internacionais como Montevidéu/Uruguai e Buenos Aires/Argentina. No ano de 2010 começa a ser editada a Revista ênfase Composit voltada a ensaios fotográficos de modelos, que passa a ser Revista ênfase Portfólio em 2017.

materia-biogrtafia-jornaps-revistas

 

Fotógrafo

Em Niterói começou sua trajetória como fotógrafo publicitário logo após se formar pelo SENAC em Modelo e Manequim; mas foi em Armação dos Búzios que sua arte em fotografar tomou corpo e o levou ao status de ter seu nome como referência em pesquisas no Google.

fotos modelos

 

Blogueiro

Quase que por uma obrigação da atualidade e/ou progresso tecnológico, Elízio Figueiredo começa a escrever nas redes sociais. A primeira rede social foi o extinto Orkut; no twitter no ano de 2009 com o perfil @elizioenfase e começa a escrever no Facebook no ano de 2012 em dois perfis. No ano de 2016 é impressa a última edição da Revista ênfase de Búzios que passa a ser editada somente online para ser folheada. No ano de 2017 em parceria com o Google lança a ênfase Búzios – sua primeira Revista Eletrônica com o endereço http://enfasebuzios.com.br

enfase buzios

Youtubers

No ano de 2016 cria seu Canal no Youtube Elizio Figueiredo, mas é a partir do ano de 2017 que começa ainda de forma tímida e construtiva suas postagens em vídeos.

Canal Youtube

 

As fotos mais recentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *