Vai para a conta dos mais de 14 anos do PT no Governo Federal

Sob o nome de Museu Real, a instituição foi fundada pelo rei Dom João VI em 6 de junho de 1818, quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa. Ao longo do século 19, após a independência, o museu se tornou uma das instituições mais importantes das Américas. O Palácio de São Cristovão, antiga residência destinada à monarquia brasileira e localizado na zona norte do Rio de Janeiro, tornou-se sede do Museu Nacional em 1892, após a Proclamação da República.

Durante 200 anos, a instituição recebeu diferentes itens que contam o passado brasileiro. Desde 1946, o Museu Nacional era vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atualmente passa por problemas financeiros graves. Desde 2014, o museu recebia apenas parcialmente a verba anual de R$ 520 mil destinada à conservação do local. Em 2018, algumas salas estavam fechadas por conta da falta de verbas.

O Museu completou 200 anos este ano. O incêndio começou por volta das 19h30. Quando a primeira equipe de Bombeiros chegou à Quinta da Boa Vista, o incêndio já era de médio para grande porte. E os bombeiros conseguiram retirar algumas peças do acervo.

Técnicos descartaram a possibilidade de desabamento da fachada do imóvel. Algum pavimentos já foram para o chão. Como é um prédio antigo, com paredes grossas, os engenheiros avaliaram que não há risco de desabamento, pelo menos da fachada.

Havia três vigilantes no museu. E ninguém ficou ferido. Também não há risco de o fogo atingir o zoológico, que fica próximo dali.

O Museu Nacional não tinha estrutura de combate a incêndio, como determina a legislação. Segundo o comandante, há um mês uma equipe da instituição procurou a área técnica dos bombeiros, porque havia conseguido recursos e queriam regularizar a situação. O prédio é muito anterior à legislação. A lei é de 1976, e os prédios mais antigos teriam que se adequar. E não houve tempo. é um prédio muito grande, e a gente entende a dificuldade de se adaptar.

Os três andares do museu — fundado em 1818 por D. João VI e desde 1946 vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro — abrigavam um acervo de 20 milhões de itens, incluindo documentos da época do Império; fósseis; coleções de minerais; artefatos greco-romanos; e a maior coleção egípcia da América Latina. Dentre seus itens mais conhecidos, estavam o esqueleto de um dinossauro encontrado em Minas Gerais e o mais antigo fóssil humano descoberto no atual território brasileiro, batizado “Luzia”.

Museu Nacional abrigava múmias e o crânio de mais antiga brasileira. Trata-se da instituição científica e do museu mais antigos do Brasil, tendo neste ano completado 200 anos. E atrai entre 5 a 10 mil pessoas por mês.

O fogo que consumiu as estruturas do Museu Nacional é a imagem-símbolo do descaso e da criminosa incapacidade de mais de 14 anos do governo PT,sendo 8 anos com Lula e 6 anos com Dilma,que afastada por impeachment,deixou seu vice Michel Temer dar continuidade ao caos. Imaginem Lula e Dilma que enviaram Bilhões de Reais do BNDS à países comunistas como: Cuba, Bolívia, Venezuela e outros mais da Africa, analisando as necessidades de verbas de manutenção ao Museu, que contem ciência e a preservação de nossa história? Como se omitir e não responsabilizar essas gestões comunistas?

palacio_de_sao_cristovao

Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, uma imagem para ser guardada

 

Fonte: Globo.com

.Casa-das-Calhas-Aquino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *